The Family Space Forum

Ainda não está registado ou não está ligado! Registe-se ou faça o log in!

Participe do fórum, é rápido e fácil

The Family Space Forum

Ainda não está registado ou não está ligado! Registe-se ou faça o log in!

The Family Space Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


    Como utilizar correctamente as cadeirinhas de segurança

    Admin A
    Admin A
    Admin
    Admin


    Feminino
    Número de Mensagens : 116
    Idade : 39
    Localização : Porto
    Número de Filhos : 1
    Avisos :
    Como utilizar correctamente as cadeirinhas de segurança Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Como utilizar correctamente as cadeirinhas de segurança Right_bar_bleue

    Caixinha das Mamãs : 643
    Reputação : 1
    Data de inscrição : 13/05/2008

    Como utilizar correctamente as cadeirinhas de segurança Empty Como utilizar correctamente as cadeirinhas de segurança

    Mensagem por Admin A Sex maio 30 2008, 05:20

    Que os bebés e as crianças com menos de doze anos devem viajar numa cadeirinha de segurança não é novidade. Mas, saberemos qual é a forma correcta de utilizá-la, para que seja realmente “segura”?

    Embora seja óbvio que as mamãs que levam os seus bebés ao colo dentro do automóvel estão a colocar em sério risco a vida dos seus filhos, basta parar durante alguns minutos e observar os automóveis que passam pelas ruas da cidade para comprovar que muitos viajam de maneira indevida.

    E porquê? Obviamente que não é por falta de amor, mas sim de informação. Todos os bebés e crianças até aproximadamente aos doze anos devem colocar-se numa cadeirinha de segurança, que se localizará no banco traseiro do veículo. Sempre.

    Embora a viagem seja somente de alguns quarteirões, não permita que o seu filho viaje de outra maneira. Mas atenção: para que uma cadeirinha seja literalmente chamada “de segurança” é fundamental que esteja bem instalada. Parecerá tarefa fácil, mas na realidade não é.

    Como colocar a cadeirinha

    - Em primeiro lugar, tenha em atenção que nos primeiros doze meses do seu bebé, deverá colocar a cadeirinha a olhar para trás, com uma inclinação de 45º. Passada esta etapa, o melhor é que vá olhar para a frente.

    - A cadeirinha de segurança é fiável desde que esteja bem fixa ao banco traseiro do automóvel. Nunca a deixe solta.

    - Para garantir uma correcta instalação, é necessário que siga escrupulosamente as instruções do manual e as recomendações do fabricante.

    - É fundamental que a cadeirinha esteja firmemente ajustada ao banco traseiro do automóvel. Para isto, é preciso fixá-la com os cintos de segurança do veículo.

    - Se depois de instalar a cadeirinha, ela se mexe quando a sacudir, é porque está mal colocada, pelo que será necessário voltar a instalá-la melhor ou então apertar ainda mais o cinto de segurança que a fixa ao banco. Uma cadeirinha bem instalada não deve deslocar-se para um lado nem para o outro.

    Como sentar o bebé

    - Não basta comprar a cadeirinha e apoiá-la sobre o banco traseiro do carro. Também não basta amarrá-la perfeitamente se não “colocarmos” correctamente nela o bebé: é preciso prendê-lo à cadeirinha colocando-lhe os cintos de forma apropriada.

    - Algumas cadeirinhas têm um ponto de fixação que passa pelo meio das pernas, e mais dois que seguram o bebé passando-lhe por cima dos ombros. Para isso, as cadeirinhas têm ranhuras em alturas diferentes do encosto, e o cinto deve passar-se através da ranhura que fica à altura do ombro do bebé. Assim, quando o bebé ainda é pequenito, utilize as ranhuras que se encontram numa menor altura, e à medida que vai crescendo, utilize as ranhuras superiores.

    - As cadeirinhas que contam com cinco pontos de fixação em vez de três, juntam às anteriores outras duas correias que passam por debaixo das axilas do bebé, segurando-o ainda melhor à cadeirinha. Quantas mais fixações tiver, melhor se segurará.

    - Para maior segurança, as tiras do cinto não devem ficar frouxas, mas o suficiente firmes para prender o bebé à cadeirinha em caso de impacto (atenção, devem estar esticadas, mas sem lhe apertar demasiadamente o peito).

    E os mais crescidinhos?

    As crianças que já estão em condições de deixar a cadeirinha são ainda muito pequenitas para utilizar os cintos de segurança do automóvel, que foram desenhados para adultos, cuja altura é muito superior à das crianças.

    E embora o cinto de segurança seja um aliado para os adultos, pode tornar-se muito perigoso se utilizado em crianças pequenas: se lhe colocássemos um cinto de segurança, dada a sua pouca altura, a diagonal do cinto (que segura os adultos à altura dos ombros) passaria pelo pescoço, o que poderia tornar-se extremamente perigoso em caso de choque.

    A solução? Um “booster”ou elevador: este artefacto faz com que a criança fique sentada num plano mais elevado, de maneira que, ao colocar-lhe o cinto de segurança do automóvel, ela fica segura à altura dos ombros, como um adulto: a correia horizontal segura-a pela parte superior das coxas e por debaixo do abdómen, enquanto que a correia diagonal a segura pelo peito, desde a anca até ao ombro contrário.

    Assim como as cadeiras de segurança, o elevador (booster) não deve estar solto, mas sim devidamente instalado.

    Segurança a bordo: nem tudo é a cadeirinha

    Especialmente durante as férias, o automóvel transporta muitos objectos: malas, geleiras, sacos, bolsas e bolsinhas.

    Um conselho: ao carregar o automóvel nunca coloque objectos pesados na chapeleira do veículo, uma vez que se existir uma travagem repentina ou um choque, eles sairiam disparados como um verdadeiro projéctil, podendo causar sérias lesões nos passageiros do veículo. Por este motivo, os objectos pesados e contundentes devem ser guardados na mala, ou então no chão do veículo.

    Novos e usados

    É frequente que o bebé utilize emprestado o carrinho do primo, ou o berço de um afilhado da mamã, que o usou durante pouco tempo e ficou impecável. Ou mesmo a banheira do bebé do vizinho de cima, que está como nova.

    Da mesma maneira, também é frequente que os papás decidam comprar um artigo usado para o bebé, dado que, como os bebés o utilizam durante pouco tempo, ficam praticamente novos depois do seu uso. No entanto, esta não é uma boa fórmula para aplicar no que respeita às cadeirinhas de segurança.

    Não é recomendável comprar cadeirinhas usadas, embora pareçam novas, nem recebê-las de pessoas que não conhecemos. E isto não é uma desculpa dos fabricantes para vender mais unidades. A que se deverá então?

    Quando recebemos uma cadeirinha que foi usada anteriormente, não sabemos se a mesma já esteve envolvida nalgum acidente (até poderia ter participado num grande acidente, e não apresentar nenhuma evidência). Nesse caso, é necessário substituí-la por uma nova, porque já não é segura.

    Conselhos sobre rodas

    1. Nunca leve o seu bebé ao colo quando viajar de automóvel, mesmo quando a viagem seja pequena.

    2. Se o trajecto for longo e o bebé necessitar de se alimentar, é melhor parar o automóvel, dar-lhe o peito ou o biberão e depois do bebé se ter alimentado, continuar a viagem. Nunca o retire da cadeirinha para alimentar enquanto o automóvel estiver em movimento.

    3. Se o bebé estiver saturado ou chamar por si, sente-se ao seu lado no banco traseiro, mas nunca o retire da sua cadeirinha.

    4. Nunca coloque a cadeirinha no banco dianteiro do automóvel.

    5. Nunca deixe a cadeirinha solta no banco traseiro do automóvel.

    6. Nunca sente o seu bebé na cadeirinha sem o prender devidamente com o cinto.
    7. Nunca coloque a cadeirinha de segurança voltada para a frente, durante o primeiro ano de vida do seu bebé.

      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 11:45